Ir para conteúdo

Covid-19 | Diário de uma Pandemia no Município de Albufeira

ANO DE 2020

9 de março

- Início de campanha de sensibilização para os cuidados profiláticos

11 de março
- Ativado o Plano de Contingência Municipal e realizam-se reuniões com as autoridades de Saúde regionais

12 de março
- Serviços municipais passam a ser feitos à distância (telefone e correio eletrónico)

17 de março
- Encerramento de espaços culturais e desportivos;
- Suspensos todos os eventos previstos para o mês de abril;
- Cancelamento dos transportes escolares
- Presidente dirige Carta aos Munícipes
- É criado um Banco de Voluntariado

18 de março
- Transportes urbanos “Giro” implementam medidas de contenção
- Comboio Turístico deixa de circular
- É crida a Linha de Apoio Covid-19: 800 219 289

19 de março
- É implementada zona de concentração de apoio à população em quarentena (ZCAP) e um Local de Abrigo Temporário (articulado com as autoridades de Saúde Locais), no Pavilhão Municipal
- Cancelados mercados e Feiras de Velharias
- Inicia-se campanha de sensibilização junto da Hotelaria
- Reforço da Higiene e Desinfeção urbana
- CPCJ ativa mecanismos de apoio à distância
- Município acorda com Páteo Village a disponibilização de 50 apartamentos para profissionais de Saúde e Forças de Segurança a operar em Albufeira

26 de março
- Município lança programa “Resposta Já!” em parceria com a AHSA – Associação Humanitária de Solidariedade de Albufeira, a fim de sinalizar e encaminhar famílias com dificuldades de liquidez quanto a pagamentos fixos e inadiáveis

29 de março
- Município interdita Parques de Estacionamento de acesso às praias

30 de março
- Município reforço o apoio à Saúde com a aquisição de quatro ventiladores

1 de abril
- Assinados protocolos com AHSA - Associação Humanitária de Solidariedade de Albufeira e Cruz Vermelha com vista a reforçar apoio no âmbito da pandemia
- Autarquia isenta do pagamento das mensalidades dos espaços comerciais em equipamentos municipais

3 de abril
- Autarca difere por três meses o pagamento das taxas de publicidade do comércio

6 de abril
- Munícipes informados de que têm que fazer as suas leituras de contadores de água

17 de abril
- Município promove sensibilização junto das comunidades do Nepal, Índia, Paquistão e outras

18 de abril
- Albufeira já tem centro de triagem à Covid-109

21 de abril
- Requerimentos de Obras Particulares são submetidos por meios digitais

23 de abril
- José Rolo promove reunião com associações empresariais e IPSS’s

24 de abril
- Costureiras produzem batas descartáveis com o apoio do Município

27 de abril
- Biblioteca Municipal retoma serviço de entrega de livros
- Município adquire equipamentos informáticos para ensino à distância no valor de 300 mil euros

28 de abril
- Albufeira isenta munícipes das tarifas de águas, águas residuais e resíduos sólidos por 4 meses
- Presidente satisfeito: testes à Covid-19 nos lares de Albufeira dão negativo

29 de abril
- Albufeira investe 45 mil Euros em testes à Covid-19

30 de abril
- Município entrega EPI – Equipamentos de Proteção Individual no valor de 200 mil Euros a instituições
- Albufeira investe 65 mil euros em ventiladores e três já foram, entregues

1 de maio
- Albufeira investe 65 mil euros em ventiladores e três (móveis) são entregues às VMER - Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Albufeira e de Faro e outro ao SUB - Serviço de Urgências Básico de Albufeira

6 de maio
- Autarquia e RTA promovem sessão de esclarecimento sobre Linha de Apoio à Tesouraria (Covid-19) para Microempresas do Turismo
- José Carlos Rolo visita nova valência do C.A.S.A. – Centro de Apoio aos Sem-Abrigo de Albufeira e assina protocolo

8 de maio
- Autarca Emite Despacho para retoma gradual dos serviços após estado de Calamidade

9 de maio
- O Presidente do Município esteve, juntamente com os elementos do serviço municipal de Proteção Civil, do qual é responsável, a distribuir máscaras e a sensibilizar a população para os cuidados de saúde a ter nesta fase de pandemia, nos Mercados de Caliços Ferreiras, Guia e Areias de São João. No sábado anterior, 2 de maio, decorreu ação igual nos Mercados de Caliços e Olhos de Água.
- Albufeira inicia ciclo de concertos online “Proximidades” com Al-Buhera e Raquel Peters

11 de maio
- Presidente da Câmara Municipal e executivo vistam o alojamento para os sem-abrigo do concelho: trata-se de um “hostel” situado nos Brejos com capacidade para 43 camas. A par do alojamento, o Município também cede alimentação, cuidados médicos, exames aos covid-19, transporte para tratamentos médicos e um programa de reintegração social.
- Reabrem ao público, com novas normas de frequência e novos horários, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge e o Arquivo Municipal de Albufeira.

12 de maio
- Autarca emite uma Mensagem pública a felicitar os Enfermeiros pelo seu papel nesta pandemia, no dia que se celebra o Dia Internacional do Enfermeiro.

13 de maio
- Presidente da Câmara torna público que vai custear o passe escolar dos alunos do ensino secundário cujas famílias se encontram com dificuldades. Este apoio é para os residentes, quer estudem dentro ou fora do concelho.

14 de maio
- A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, na companhia do gestor da Estratégia Nacional de Integração dos Sem-Abrigo, Henrique Joaquim, visitam as instalações do “hostel” que o Município tem ao dispor dos sem-abrigo de Albufeira.

15 de maio
- Entrega de 694 tablets e demais equipamentos informáticos para ligação à Internet aos agrupamentos escolares do concelho, que serão cedidos aos alunos do Ensino Básico carenciados.
- José Carlos Rolo lança Mensagem de reflexão e saudação às famílias de Albufeira, por ser Dia Internacional da Família, comemorado todos os anos no concelho.

26 de maio
- Iniciados testes à Covid-19 a 200 profissionais que lidam com 1007 crianças do concelho: educadores de infância, animadores, auxiliares, cozinheiros e outros

28 de maio
- Lançamento da primeira pedra em tempo de pandemia, com cerimónia pública: o Lar, Creche e Centro de Dia de Olhos d’Água.

1 de junho
- Reabertura, com novas exposições e novas regras de visita, da Galerias de Arte Pintor Samora e Galeria Municipal João Bailote
- Dia Nacional do Pescador: oferta de máscaras aos associados da APPA – Associação de Profissionais de Pesca de Albufeira

5 de junho
- Dia do Ambiente: celebrado com concurso de fotografia (envio para facebook) sob o tema “Eu dou o meu melhor Ambiente”

6 de junho
- Atuação do grupo Os Naira ao abrigo do programa “Proximidades”. A 13 de junho atuou Filipa Sousa, a 20, José Praia & Aqua Viva e, por fim, Rui Mourinho, a 27 de junho.

16 de junho
- O Mercado quinzenal de Albufeira reabre com um rigoroso plano de contingência que tem por base o controlo de acessos, manutenção das regras sanitárias impostas pela Direção-Geral de Saúde e procedimentos de contentorização e acondicionamento de resíduos.

29 de junho
- Termina o ciclo “Albufeira #Reabertura Segura”, com o tema “Animação turística”. Tratou-se de um conjunto de sessões online para apoiar o tecido económico do concelho, numa parceria entre o Município e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira.

1 de julho
- O Município de Albufeira cria o Fundo de Apoio Empresarial e Associativo para o concelho, com uma dotação de um milhão de euros. Tratou-se de uma medida para salvaguardar o setor económico e social do concelho e as candidaturas decorreram até 15 de julho para os setores da restauração e similares, comércio de bens a retalho, prestação de serviços e indústria e agricultura.

15 de julho
- A Câmara Municipal de Albufeira atribuiu uma comparticipação financeira no valor de 94.500 € à Albucoop – Cooperativa Rádio de Táxis de Albufeira C.R.L., com vista a minimizar os prejuízos provocados pela Covid – 19. O apoio correspondeu a seis meses de quotas, referente a 105 licenças de táxi atribuídas pelo Município.

17 de julho
- Teve início o primeiro concerto no âmbito do ALBUFEIRA SUMMER FEST, uma campanha de promoção desenhada pelo Município de Albufeira e Região de Turismo do Algarve para acompanhar online, combinando música e paisagens de Albufeira, nos dias 17 e 31 de julho, 7 e 20 de agosto. Kura, Pete Tha Zouk, Diego Miranda, Wilson Honrado, DJ China, Luizinho, Jay Martin, Bubba Brothers, Nuno Lopes e The Gift foram alguns dos nomes deste Festival.

24 de agosto
- Abre a segunda fase de candidaturas ao Fundo de Apoio Empresarial e Associativo. Para o efeito, havia disponível um montante de 530 mil Euros, resultante da primeira fase, na qual foram aprovadas 235 candidaturas, num montante de 470 mil euros. Esta segunda fase, de 24 de agosto a 6 de setembro, teve em atenção os profissionais liberais, bem como as empresas ligadas à restauração e similares, comércio de bens a retalho, prestação de serviços, indústria, agricultura e pesca.

28 agosto
- Terminaram os programas “Há Verão” e “É tempo de Brincar!”, promovidos pelo Município, a pensar no período de verão das crianças, para que os pais pudessem trabalhar. Os programas foram frequentados por 352 crianças, respeitando sempre todas as normas emanadas pela Direção-Geral de Saúde.

14 de setembro
- Autarca emite Despacho quanto ao Horário de Funcionamento dos Estabelecimentos Comerciais no concelho, de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros nº70-A/2020 de 11 de Setembro. São mantidos os horários.

15 de setembro
- Aprovada em reunião de Câmara, a “Estratégia de Adaptação da Comunidade Educativa” para minimizar a possibilidade de transmissão da doença COVID-19 nas escolas.

17 de setembro
- Ano escolar arranca com os espaços devidamente preparados para evitar a propagação do vírus.

26 e 27 de setembro
- Realiza-se a 3ª edição do “Albufeira Basket Cup no Pavilhão Desportivo de Albufeiras em público assistente.

6 de outubro
- Criada a “Linha de Apoio à Comunidade Educativa” - LACE-COVID 19, com o apoio do ABC – Algarve Biomedical Center.

15 de outubro
- Inicia-se (terminou a 9 de dezembro) em formato e-learning formação destinada a docentes do concelho com vista a promover a inclusão dos alunos dos vários níveis de ensino.

16 de outubro
- Complexo das Piscinas Municipais reabre de modo faseado em regime livre, nas áreas de Natação, Ginásio de Manutenção e Salas Multiusos. As Saunas, os Banhos Turcos e o Jacuzzi permaneceram encerrados.

16 de novembro
- É criado o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo, mediante a assinatura de um Protocolo de parceria entre o Município de Albufeira e mais 14 entidades, no âmbito da Estratégia Nacional para a integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo.

27 de novembro
- Entra em funcionamento no Centro de Saúde de Albufeira um novo ADC – Área Dedicada à Covid-19. O espaço foi cedido pela Autarquia à ARS para funcionar como unidade de diagnóstico à Covid-19, totalmente montado.

19 de dezembro
- Realiza-se Gala de Natal transmitida em direto do Auditório Municipal através dos canais digitais do Município com o título “Corações de Natal”. Um espetáculo pelos artistas locais destinado em especial aos idosos.
- Aprovado o Protocolo de Colaboração entre Município de Albufeira e ACRAL – Associação de Comércio e Serviços do Algarve, para a distribuição de um Cheque Prenda no valor uninominal de quinze euros por todas as crianças e jovens do concelho de Albufeira num total de 120 mil euros. Medida incluída num conjunto de iniciativas ligadas ao apoio social e económico, designado de “Município Presente”. No total, 8 mil alunos beneficiaram desta medida

21 de dezembro
- O Município assina protocolo de cooperação com a Albucoop – Cooperativa Rádio de Táxis de Albufeira C.R.L., no valor de 100 mil euros, a “Bolsa de Quilómetros”. Permite que as associações de âmbito social, IPSS’s e pessoas individuais de comprovada vulnerabilidade podem requisitar para transporte a locais necessários, como consultas médicas e outras. Mais uma ação integrante do programa “Município Presente”.
- “Natal sobre Rodas”: um camião gigante, devidamente decorado nos moldes da quadra natalícia, distribuiu ao longo de dois dias, música, cor, luz e alegria a todos os que se encontram nas suas casas. Mais uma iniciativa ao abrigo do programa “Município Presente”

20 de dezembro
- Município entrega às IPSS o Cabaz de Natal, que chegou a 983 agregados familiares, beneficiando desta medida, um total de 1724 adultos e 682 crianças.

23 de dezembro
- Município informa que as tradicionais Missa do Galo e Missa do Dia de Natal celebram-se no Pavilhão Desportivo de Albufeira. Paróquia e autarquia criaram todas as condições para que o espaço pudesse acolher os fiéis com toda a segurança.

29 de dezembro
- Câmara Municipal, ACRAL – Associação de Comércio e Serviços do Algarve e a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal assinam protocolo de cooperação que possibilita a atribuição de vales solidários a todas as pessoas que estão na linha da frente do combate à pandemia de Covid-19 no concelho de Albufeira, no total de 5700 vouchers, no valor unitário de 20 euros, num investimento global a rondar os 120 mil euros. Mais uma ação “Município Presente”.


ANO DE 2021

6 de janeiro
- Crianças do 1º e 2ºciclos recebem formação online relacionada com a pandemia: “Heróis da Proteção Civil”. Bibliotecas escolares, ATL’s e AAAF’s recém um livro explicativo, adequado a jovens leitores dos Jardins da primeira infância, “Os Guerreiros da Covid”.

8 de janeiro
- No âmbito do Programa “Município Presente – Vale Restauração”, é reativado o apoio do serviço gratuito de “take away” face à nova classificação de Albufeira como concelho em Risco Muito Elevado.

11 de janeiro
- Cerca de quatro mil crianças dos jardins de infância e escolas do 1º ciclo recebem “crocs” e lancheiras reutilizáveis. Um investimento superior a 47 mil euros para proteger as crianças e o ambiente no âmbito da COVID-19.

12 de janeiro
- Câmara Municipal delibera isentar os agentes económicos que tenham contadores de água no concelho, não domésticos, bem como das tarifas fixas de águas residuais e resíduos sólidos durante três meses para ajudar a mitigar os efeitos nefastos da pandemia.

15 de janeiro
- Governo decreta novo Confinamento Geral, em vigor desde a meia-noite de 15 de janeiro

16 de janeiro
- Município reativa o apoio ao serviço de Take Away, no âmbito do Programa “Município Presente – Vale Restauração”.

19 de janeiro
- Autarquia prolonga até 31 de março o período de desconto do “Cheque Prenda”.

22 de janeiro
- Município entrega ao Serviço de Urgência Básico de Albufeira (SUB), 1 Ventilador para utilização na UCI de Faro (Unidade de Cuidados Intensivos), 3 Ecógrafos portáteis, dos quais 2 destinados a viaturas médicas VMER, que fazem o serviço de urgência pré-hospitalar, 1 ecógrafo e mais 1 videolaringoscópio para utilização do SUB de Albufeira. Um investimento de cerca de 62 mil euros.

1 de fevereiro
- Dia 1 de fevereiro corresponde ao início do prazo de três meses concedido pela Autarquia para regularização de faturas de água, águas residuais e resíduos sólidos, cujos atrasos de pagamento tivessem decorrido de processos instaurados pelo Município, resultantes de discrepâncias de prazos, aquando das alterações de sistemas de leitura e de atendimento, motivadas pelo confinamento na primeira vaga da pandemia. Esses processos decorreram automaticamente, sem interferência humana, pelo que serão anulados. A proposta foi aprovada em reunião de Câmara.

5 de fevereiro
- É lançado o projeto “Histórias e Memórias Pandemia 20-21”, convidando os albufeirenses a enviarem para o Arquivo Municipal de Albufeira os seus registos acerca da Covid-19, a fim de se constituírem memória para o futuro, mediante um formulário patente em https://www.cm-albufeira.pt/content/projeto-historias-e-memorias-da-pandemia-2020-2021

8 de fevereiro
- Começou a funcionar a 8 de fevereiro a Unidade de Apoio à Autoridade de Saúde Pública local criada pelo Município. A esta Unidade, a Autarquia de Albufeira afetou temporariamente alguns trabalhadores do Município. A equipa do Município, a quem foi ministrada formação para o efeito, trabalha juntamente com técnicos da Autoridade de Saúde Publica local, sob a coordenação do Delegado de Saúde de Albufeira, Joaquim Bodião. Com horário flexível, esta nova Unidade está a funcionar, também temporariamente, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, Lídia Jorge.

16 de fevereiro
- Foi deliberado na reunião de Câmara de 16 de fevereiro abrir a terceira fase do Fundo de Apoio Empresarial e Associativo, com uma dotação de 542.000€. O período de candidatura é entre os dias 22 de fevereiro e 05 de março de 2021 (consulte: em https://www.cm-albufeira.pt/content/fundo-de-apoio-empresarial-e-associativo-III-Fase). Esta terceira fase destina-se a empresários e a profissionais liberais. “Não deixem de acreditar em Albufeira”, apela José Carlos Rolo. A I e II Fases do Fundo de Apoio Empresarial e Associativo criado para ajudar os empresários do concelho a vencer a crise económica provocada pela Pandemia do Covid-19, que decorreu durante o ano de 2020, esgotou toda a verba definida pela Câmara Municipal, tenho chegado a 591 empresas, empresários em nome individuais e profissionais liberais, num apoio de quase 1,2 milhões de euros. Este fundo representa, para já, um investimento direto e a fundo perdido de 1 milhão e 742 mil euros”.